CBA assina acordo para aquisição da Alux do Brasil e reforça área de reciclagem
Operação está alinhada com a estratégia ESG de produção de alumínio de baixo carbono, além de permitir à CBA a entrada em um novo segmento de mercado
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) firmou acordo para aquisição de 80% da Alux do Brasil, localizada em Nova Odessa (SP), em uma transação no valor de R$ 110 milhões, com uma opção de compra dos 20% restantes a partir do terceiro ano após a conclusão da transação.
Por estar entre as maiores fornecedoras de ligas secundárias de alumínio no Brasil e possuir como clientes grandes players do segmento automotivo, a unidade da Alux permitirá à CBA entrar em um novo segmento de mercado além de ampliar sua capacidade produtiva de alumínio reciclado em cerca de 20%. A aquisição reforça o posicionamento da CBA no mercado de reciclagem no Brasil e amplia suas bases para expansões adicionais no futuro, incluindo novos mercados.
"A aquisição está alinhada à nossa estratégia de longo prazo de ampliar a capacidade de alumínio reciclado e também contribuirá com o nosso compromisso de produzir alumínio com uma pegada de carbono cada vez menor", afirma Ricardo Carvalho, CEO da CBA. A Companhia já produz alumínio de baixo carbono e tem como objetivo reduzir 40% da sua emissão de gases do efeito estufa até 2030 nos processos desde a mineração até a etapa de fusão.
A conclusão da transação e a transferência do controle para a CBA estão sujeitas à autorização dos órgãos reguladores competentes. Até o fechamento do processo, as operações de ambas as empresas continuarão de forma independente.
A Alux do Brasil é um dos principais fornecedores de alumínio secundário do País. Fundada em 2002, já produziu mais de 400.000 toneladas do metal ao longo dos anos, com forte atuação em grandes players do segmento automotivo. Foi reconhecida com os certificados ISO 9001 e ISO 14001.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025